Pesquisa Lauro Hoje

De Frente com o Eleitor: Centro de operações da Sesab recomenda proibição de comícios e passeatas na Bahia

Segundo Fábio Vilas-Boas, a recomendações serão avaliadas pela Justiça Eleitoral

Por Rodrigo Pimentel em 10/10/2020 às 17:27:05

Neste sábado (10), o Centro de Operações de Emergência em Saúde da Bahia (Coes), coordenado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), recomendou medidas sanitárias mais rigorosas neste período eleitoral. O secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas diz que as recomendações já foram enviadas à Justiça Eleitoral, que tem a competência nesta questão.

"O objetivo é evitar o crescimento acelerado de casos e redobrar atenção em diversas localidades, a exemplo das regiões Sudoeste, Sul, Norte e Nordeste que tem permanecido com um platô elevado de infectados e taxas de ocupação de leitos em percentuais de atenção", explica o secretário.

As recomendações incluem entre suas medidas como proibição de comícios, passeatas e caminhadas, além do acompanhamento de pessoas a pé durante carreatas. E, além da Bahia, Fábio cita outros estados que tomaram medidas desse tipo durante a pandemia, como a exemplo de Paraíba.

A nota divulgada pelo Coes lembra que atividades com mais de 100 pessoas estão proibidas na Bahia e cita que a curva epidemiológica do estado, embora esteja com queda no número de novos casos da covid-19, ainda exige cuidado.

Veja as recomendações:

  1. Não permitir realização de eventos presenciais como comícios, por conta da aglomeração que causam.
  2. Não permitir realização de eventos como passeatas e caminhadas, assim como as "motoatas", pelo mesmo motivo.
  3. Para carreatas, a orientação é permitir desfile de candidato com carro aberto, onde o candidato deve estar acompanhado de no máximo 3 pessoas, com álcool em gel à disposição dos passageiros, não sendo permitido acompanhamento a pé. Medidas de proteção individual também devem ser observadas e os veículos devem manter as janelas abertas, sendo obrigatória a desinfecção após e antes do uso.
  4. Outras orientações incluem evitar compartilhamento de objetos como microfones e celulares, redobrar cuidados com a alimentação, se for necessário formar fila para algum local fechado respeitar distanciamento de 1,5m entre as pessoas e evitar distribuição de panfletos e similares.

As eleições municipais no Brasil em 2020 ocorrerão em 15 de novembro, com um segundo turno marcado para 29 de novembro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios do país e, ao todo, serão preenchidos 67,8 mil cargos públicos eletivos.

Fonte: Correio

LauroZap Fullbanner

Comentários