Pesquisa Lauro Hoje

MEC apresenta guia para retorno de aula presencial na educação básica

O guia re√ļne normas t√©cnicas de seguran√ßa em sa√ļde e recomenda√ß√Ķes de a√ß√Ķes sociais e pedag√≥gicas a serem observadas pelos integrantes da comunidade escolar para um retorno seguro.

Por Elaine Araújo em 07/10/2020 às 20:46:53
reprodução / Elza Fiusa/ Agência Brasil

reprodução / Elza Fiusa/ Agência Brasil

O Ministério da Educa√ß√£o (MEC) apresentou, nesta quarta-feira (7), o Guia de Implementa√ß√£o de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educa√ß√£o B√°sica. O documento foi produzido pelas secretarias de Alfabetiza√ß√£o, de Educa√ß√£o B√°sica e de Modalidades Especializadas de Educa√ß√£o e oferece informa√ß√Ķes para que as redes estaduais e municipais possam se preparar para um retorno seguro.

A decis√£o de retorno às aulas presenciais, no entanto, é exclusiva de estados e municípios. Entre as orienta√ß√Ķes, est√£o o uso obrigatório de m√°scaras, a garantia de um distanciamento mínimo de um metro entre os alunos, o uso de equipamentos de prote√ß√£o individual para os profissionais de ensino e a ado√ß√£o de regimes de revezamento de equipes, para diminuir a circula√ß√£o de pessoas. O documento est√° disponível no site do MEC.

Segundo o MEC, o guia foi elaborado com base nas orienta√ß√Ķes da Organiza√ß√£o Mundial de Saúde (OMS), da Organiza√ß√£o Pan-Americana de Saúde (OPAS), da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para a Educa√ß√£o, a Ci√™ncia e a Cultura (UNESCO), do Fundo das Na√ß√Ķes Unidas para a Inf√Ęncia (UNICEF), além do Ministério da Saúde. Além disso, no Guia, também, foram considerados os documentos e as sugest√Ķes produzidas pelo Conselho Nacional de Secret√°rios de Educa√ß√£o (Consed) e pela Uni√£o Nacional dos Dirigentes Municipais de Educa√ß√£o (Undime), além dos cuidados relativos à educa√ß√£o alimentar e nutricional e à seguran√ßa dos alimentos, elaborados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educa√ß√£o (FNDE), no √Ęmbito do Programa Nacional de Alimenta√ß√£o Escolar (PNAE).

Lauro de Freitas

Até o momento a prefeitura de Lauro de Freitas n√£o se manifestou sobre a volta às aulas.


LauroZap Fullbanner

Coment√°rios