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Baiano de 17 anos √© √ļnico finalista das Am√©ricas em competi√ß√£o mundial

Por Elaine Araújo em 24/09/2020 às 09:13:48
Baiano de 17 anos é único finalista das Américas em concurso internacional de redação ?- Foto: Arquivo pessoal

Baiano de 17 anos é único finalista das Américas em concurso internacional de redação ?- Foto: Arquivo pessoal

Um estudante baiano de 17 anos, apaixonado por filosofia e pol√≠tica internacional, passou para a 2¬™ fase da Youth Political Essay Competition ou, na tradu√ß√£o literal, Competi√ß√£o de Reda√ß√£o Pol√≠tica da Juventude, organizada pela escola Jeannine Manuel School, na Fran√ßa. Ele foi o √ļnico representante, em todo o continente americano, a passar para a fase final do concurso, com uma reda√ß√£o que fala sobre populismo, cordialidade brasileira e o governo contra o Estado.

O adolescente Lucas Teixeira Lopes, de Salvador, é estudante do 3¬ļ ano no Colégio Leffler, que fica no bairro da Pituba, na capital baiana. Em entrevista ao G1, nesta quarta-feira (23), ele contou que foi convidado para competir no concurso através de uma aluna que estuda na escola francesa.

Os dois estudantes se conheceram em fevereiro deste ano, durante uma simula√ß√£o da Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU), na Universidade de Harvard, que fica nos Estados Unidos.

De acordo com Lucas, a 2¬™ fase do concurso vai contar com a participa√ß√£o de Nicolas Sarkozy, o ex-presidente franc√™s, o professor de economia da Universidade da Califórnia, David Shulman, a jornalista belga Christine Ockrent e a ativista iraniana Homayra Sellier. A competi√ß√£o vai acontecer online, mas ainda n√£o h√° data definida.

"A primeira reação que eu tive foi de agradecimento para todo mundo que me ajudou. Me sinto muito privilegiado, tenho acesso a internet, tenho um computador que posso fazer pesquisas, uma equipe de professores muito grande, tenho todos esses recursos", contou o estudante.

"N√£o necessariamente é um apoio f√≠sico, mas tem uma parte sentimental que conta muito. Eu sinto que tenho de dar em algo em troca, é uma dedica√ß√£o total para retribuir o apoio", completou.

Segundo Lucas, na 1ª fase da competição, foi necessário fazer uma redação com 850 palavras, em inglês, sobre qual o problema social mais urgente que o país do estudante participante está enfrentando atualmente.

"Eu escrevi sobre populismo, a cordialidade brasileira e a minha vis√£o sobre o desenvolvimento do governo contra o estado, sobre a persona pol√≠tica dos representantes. O que é a cordialidade? Voc√™ atribui um sentimento a outra pessoa politicamente. Isso faz muito sentido. De uma maneira geral, nossa cultura atribui sentimentos fortes às nossas personalidades pol√≠ticas", disse.

Foi ent√£o que, na semana passada, Lucas recebeu a not√≠cia que passou para a 2¬™ fase da competi√ß√£o. Ele e mais outros cinco estudantes do Reino Unido, Coreia do Sul, √ćndia, Maldivas e Fran√ßa, foram selecionados para a final.

Nesta 2¬™ fase, os estudantes ter√£o que trazer uma solu√ß√£o sobre o problema social que falaram na primeira reda√ß√£o. Além disso, eles também far√£o uma apresenta√ß√£o oral para defender a solu√ß√£o e, depois, passar√£o por uma sess√£o de perguntas da bancada.

"Já estou com uma ideia em mente, que envolve educação, quero fazer uma coisa que me diferencie e me destaque dos outros textos. Os outros textos falam sobre problemas físicos, estruturais, problemas de logísticas. Falar sobre populismo, envolve mais subjetividade e educação", explicou Lucas.

O estudante explicou ainda que o primeiro lugar da competi√ß√£o recebe mil euros (equivalente a R$ 6.500) para financiar a solu√ß√£o do problema proposto. O 2¬ļ lugar recebe 500 euros (mais de R$ 3 mil) e 250 euros (pouco mais de R$ 1,5 mil) para a 3¬™ posi√ß√£o. As outras coloca√ß√Ķes receber√£o t√≠tulos de Advogado Social da Juventude.

Nas redes sociais do colégio onde Lucas estuda, foi publicado um v√≠deo onde ele explicou um pouco sobre o processo da 1¬™ fase do concurso.

Lucas contou que, desde pequeno, se interessava mais nos assuntos de filosofia e pol√≠tica. Para ele, as oportunidades se abriram depois de entrar no ensino médio e participar de um grupo estudantil chamado "MUNiacs", que trabalha com as simula√ß√Ķes da ONU.

"Desde pequeno gostava muito de falar, o √≠mpeto veio quando come√ßou os assuntos voltados para human√≠sticos e filosofia. Eu n√£o tinha muita oportunidade de expressar isso em nenhum ano. Quando eu entrei no ensino médio, nesses projetos de simula√ß√£o, eu tive a oportunidade de desenvolver isso, gosto de falar sobre pol√≠tica, principalmente internacional", contou o estudante.

Lucas também é diretor de educa√ß√£o e coordena outros professores do mundo inteiro, que também s√£o estudantes.

"Eu dou aulas principalmente focado em oratória, em negocia√ß√£o, em como se portar, como fazer uma negocia√ß√£o de pessoas que talvez pense diferente de voc√™. Obviamente é sem remunera√ß√£o, é um grupo estudantil internacional e n√£o tem nenhuma outra institui√ß√£o envolvida. A gente faz o que a gente gosta e quer ajudar os estudantes do mundo inteiro", completou.


Fonte: Texto G1

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