Pesquisa Lauro Hoje

De Frente com o Eleitor: Moema Gramacho (PT)

Conheça um pouco mais sobre os candidatos que disputarão as Eleições Municipais de 2020

Por Rodrigo Pimentel em 20/09/2020 às 21:02:17

Como uma forma de manter o eleitor informado dos candidatos que farão presença na eleição de 2020, o Lauro Hoje decidiu começar um novo quadro que apresentará aqueles que já foram homologados por seus respectivos partidos, falando um pouco sobre suas biografias e suas carreiras políticas. A candidata de hoje será Moema Gramacho (PT), atual prefeita de Lauro de Freitas, que está concorrendo a reeleição.

Biografia

Moema Isabel Passos Gramacho, nascida em Salvador, mais precisamente no bairro do Pelourinho, em 1958, é a caçula de 20 irmãos, e iniciou sua atuação militante no Movimento Estudantil, no Colégio Estadual da Bahia.

Formada em Química pela ETFBA e em Biologia pela UCSAL, com notável atuação na direção do Sindiquímica, participou da construção do Partido Trabalhista (PT), foi secretária de Formação do Partido e Secretária Geral da CUT, onde criou a Comissão de Saúde. Além disso, Moema também foi suplente de vereador em Salvador em 1992, se elegendo em 1996, no entanto, optou por assumir o seu primeiro mandato de Deputada Estadual, a partir de 1997, renunciando à vaga de vereadora.

Gramacho foi deputada por 3 mandatos, renunciando em dezembro de 2004 para assumir a Prefeitura de Lauro de Freitas, onde foi eleita e reeleita, ganhando diversos prêmios e tendo a sua gestão reconhecida como referência no estado e no país. Moema também integrou a direção de algumas entidades municipalistas, como a Associação Nacional dos Municípios Produtores (ANAMUP), da qual foi presidente, além da Associação Bahiana de Medicina (ABM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), das quais foi vice-presidente.

Convidada pelo Governador Jaques Wagner, Moema assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, onde atuou até janeiro de 2014. Sua gestão, apesar do pouco tempo que passou no cargo, foi marcada pela contribuição às ações da política de convivência com o semiárido, o fortalecimento da inclusão socioprodutiva.

Moema também recebeu diversos prêmio durante sua carreira política, dentre eles o prêmio CAIXA Melhores Práticas em Gestão Local 2009/2010, um dos mais conceituados do país, com o projeto "Mais Cidade" de Governança Municipal com participação popular, desenvolvido pela prefeitura.

Em 2016, Moema Gramacho disputou novamente o cargo de prefeita de Lauro de Freitas, junto com Mateus Reis (PSDB) e Chico Franco (DEM), sendo eleita com 43.951 votos, 52,39% do total de votos válidos.

Eleições 2020

Nas eleições municipais de 2020, a ex-deputada e atual prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, oficializou, em uma convenção partidária do PT, a sua candidatura à reeleição no domingo passado (13).

Veja também: PT oficializa candidatura à reeleição de Moema Gramacho para prefeita de Lauro de Freitas

"E é com muita honra que assumimos, mais uma vez, esse compromisso com o povo da nossa cidade. Vamos juntos! ", afirmou a candidata após a oficialização.

Ainda na ocasião, Moema também confirmou o nome de Vidigal Cafezeiro, do Republicanos, para ser candidato a vice-prefeito em sua chapa.

Vice-prefeito

Vidigal Cafezeiro (Republicanos) é médico a 28 anos no município, foi secretário de Saúde e Infraestrutura na gestão atual da Prefeitura de Lauro de Freiras e é um fiel aliado de Moema, já tendo sido do PT antes de ter sido colocado no Republicanos pela prefeita.

A escolha do secretário já era algo esperado, mesmo em meio à pressão política pelo nome de Antônio Rosalvo do Partido Progressista (PP) e a popularidade do indicado pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Felipe Manassés, justamente pela proximidade de Moema com Vidigal.

As eleições municipais no Brasil em 2020 ocorrerão em 15 de novembro, com um segundo turno marcado para 29 de novembro. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos 5.570 municípios do país e, ao todo, serão preenchidos 67,8 mil cargos públicos eletivos.

LauroZap Fullbanner

Comentários