Pesquisa Lauro Hoje

ACM Neto anuncia reabertura de algumas praias de Salvador

"Todos os passos foram sempre para frente e é o que eu espero que aconteça a partir de agora, com a reabertura das praias de Salvador", explica o prefeito.

Por Rodrigo Pimentel em 18/09/2020 às 14:42:30

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (18), o prefeito ACM Neto anunciou a reabertura de algumas praias de Salvador, a partir de segunda-feira (21). No entanto, apesar da reabertura, as praias do Porto, na Barra, Buracão e Paciência, no Rio Vermelho, continuarão fechadas e ainda não tem data para abertura.


Veja também: Cinemas de Salvador devem voltar ainda nesta quinta-feira (17)

Apesar do Porto da Barra seguir fechada, a área entre o Farol e o Cristo poderá ser frequentada pelos banhistas.

"O que custa as pessoas cumprirem o protocolo? Não ir ao Porto da Barra mata alguém? Não. Mas o coronavírus mata", afirma o prefeito da capital baiana.

Dentre as praias que estarão abertas estão a de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã, sendo que estas só poderão ser frequentadas entre as terças e sextas-feiras, com horário livre. As demais praias da capital podem ser frequentadas pelos banhistas entre segunda e sexta-feira, também com horário liberado, e o comércio ainda não foi autorizado.

"Se nós perdemos o controle agora, não apenas as praias voltarão a ser fechadas, como também voltaremos a ter que fechar bares, restaurantes shoppings. Cada passo que demos foi dado após a análise do passo anterior. Desde que começamos a retomada, não tivemos que dar nenhum passo atrás. Todos os passos foram sempre para frente e é o que eu espero que aconteça a partir de agora, com a reabertura das praias de Salvador", explicou ACM Neto a respeito das medidas rígidas durante a reabertura.

Uso obrigatório da máscara, proibição do uso de cadeira de praia, caixa térmica, guarda sol e equipamentos sonoros, além de um distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os banhistas, são alguns dos protocolos definidos pela prefeitura, para a reabertura das praias.

Para que os protocolos sejam cumpridos pela população as praias serão fiscalizadas pela Guarda Civil com rondas regulares e, em caso de descumprimento de medidas, os banhistas serão orientados pelos agentes municipais e até retirados dos locais, no caso de ocupação de praias que não estejam liberadas.

"É difícil ser babá de adulto 24 horas. Infelizmente nem todo mundo tem consciência e é claro que teremos gente burlando as regras. Eu falo isso com tristeza, mas é a realidade. Por exemplo, eu não posso deixar a Guarda [Civil] 24 horas no Porto da Barra para barrar a entrada das pessoas. A guarda faz o que tem que fazer. Vão ter rondas, como temos feito há muito tempo e, se tiver gente nas praias de forma inadequada, serão tiradas", afirmou Neto.

Fonte: G1 Bahia

LauroZap Fullbanner

Comentários