Pesquisa Lauro Hoje

Vacina de Oxford tem testes retomados, nesta segunda-feira (14), no Brasil

Anvisa afirma que, após avaliar os dados do evento adverso, concluiu que o estudo poderá ser retomado

Por Rodrigo Pimentel em 14/09/2020 às 14:43:33

Após o anúncio no último s√°bado (12) de que os testes da vacina contra Covid-19 desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Oxford em parceria com o laboratório sueco AstraZeneca voltariam a ser realizados, segundo a empresa farmac√™utica, os ensaios j√° ser√£o retomados nesta segunda-feira (14) no Brasil.

Os ensaios clínicos da vacina haviam sido suspensos em todo o mundo na última ter√ßa (8), depois que uma participante apresentou um quadro de saúde que poderia estar relacionado com a vacina. No entanto, no s√°bado (12), a AstraZeneca anunciou a retomada geral dos testes, mas n√£o detalhou as conclus√Ķes sobre o caso de efeitos adversos na volunt√°ria, informando que n√£o foi encontrada rela√ß√£o entre a vacina e os sintomas da paciente.


Veja também: Vacina de Ofxord tem retomada de testes aprovada

"Os ensaios clínicos da vacina contra o coronavírus ser√£o reiniciados no Brasil na próxima segunda-feira (14), após a confirma√ß√£o emitida pela Anvisa no dia 12/09, de que é seguro o recome√ßo", informou a AstraZeneca.

A Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) havia recebido informa√ß√Ķes oficiais do governo brit√Ęnico e do laboratório sobre o caso da volunt√°ria no s√°bado e no mesmo dia anunciou que a retomada dos testes no Brasil foi aprovada.

De acordo com a reguladora, "após avaliar os dados do evento adverso, sua causalidade e o conjunto de dados de seguran√ßa gerados no estudo, a Anvisa concluiu que a rela√ß√£o benefício/risco se mantém favor√°vel e, por isso, o estudo poder√° ser retomado".

Fonte: G1

LauroZap Fullbanner

Coment√°rios