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Empreendedores da Baía de Todos-os-Santos divulgam produtos e serviços turísticos na internet

Por Elaine Araújo em 14/09/2020 às 14:39:29

Mais de 170 empreendimentos de 18 municípios turísticos trabalhando em parceria para fortalecer o turismo na Baía de Todos-os-Santos (BTS) e ampliar a geração de empregos e renda. Assim funciona a Rede de Atores da BTS, que acaba de ganhar uma plataforma para divulgação da gastronomia, artesanato e manifestações culturais, além de meios de hospedagem, agências e guias de turismo, locadoras de veículos e serviços náuticos da região. Para conhecer a iniciativa basta acessar o site www.redebts.net.

A plataforma foi lançada na noite desta sexta-feira (11) pela Secretaria de Turismo da Bahia e integra os projetos sociais do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur-Bahia) - que visa fomentar os segmentos turísticos náutico e cultural na Baía de Todos-os-Santos. O lançamento aconteceu durante a última das seis lives do ciclo de qualificações para membros da rede, no canal do Youtube @redebts.


Na apresentação, Taís Viana de Jesus, coordenadora de Projetos Sociais do Prodetur/Bahia, destacou que a rede está sendo formada para impulsionar a cadeia do turismo na BTS e "será forte e competitiva a partir do engajamento dos empreendedores locais".


Os empreendimentos participantes estão sediados em localidades próximas às áreas das 13 intervenções do Prodetur e no entorno dos roteiros turísticos traçados para enfatizar o potencial náutico e cultural da Baía de Todos-os-Santos. Dentre eles estão também integrantes dos projetos do Prodetur referentes à Produção Associada ao Turismo (PAT), que tiveram por objetivo elevar a qualidade, garantindo competitividade dos produtos no mercado.


Mais de 100 planos de negócio foram elaborados para fortalecer a atuação dos participantes da rede, estimulando a realização de parcerias e oferta de produtos e serviços.


Interessados em participar da rede de atores da Baía de Todos-os-Santos precisam estar formalizados e atuar nas atividades correlatas ao turismo. Para tanto, basta acessar o site e escolher a opção "Cadastro". Todas as informações do empreendimento serão avaliadas para aprovação do cadastro. A qualificação dos novos membros também será feita on-line, com a disponibilização das aulas já ministradas no próprio site da rede, a exemplo da live desta sexta-feira sobre "A construção da governança da Rede BTS".


Oportunidade – Para Ubiracy Portugal, participar da rede é ter oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido na Escola de Artesanato Naval, localizada no município de Jaguaripe, proporcionando incremento nas vendas. O professor Bira trabalha junto a oito jovens na criação de réplicas de embarcações típicas da Baía de Todos-os-Santos, a exemplo de saveiros. Sua maior parceria para venda do artesanato é com a Associação Viva Saveiro. Além disso, a produção é comercializada em eventos e feiras e por encomenda.


Já um dos empreendimentos que receberam planos de negócio foi a Associação Beneficente Ilê Axé Oju Onirê, do terreiro comandado por José Raimundo Lima Chaves, o Pai Pote, em Santo Amaro. Segundo o babalorixá, o trabalho desenvolvido incluiu a análise da fabricação e dos produtos, além da orientação em relação aos preços cobrados.


Muito visitada por turistas, a casa de Candomblé oferece um workshop onde são apresentados o terreiro, costumes, samba de roda, culinária e também os produtos artesanais. "Além disso, estamos abrindo vendas com envio para todo o Brasil", comemora Pai Pote. Os artigos vão desde o vestuário típico do candomblé até bolsas e jogos americanos.



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