Pesquisa Lauro Hoje

Ferramenta Fique no Lar registra 6 mil cadastros na Bahia em 145 dias

De agosto at√© o in√≠cio de setembro, 90 novas cidades aderiram à plataforma

Por Elaine Araújo em 05/09/2020 às 10:32:07
Divulgação

Divulgação

Com 84% dos municípios baianos cadastrados, a ferramenta Fique no Lar atinge a marca de 6 mil cadastros no estado e est√° presente em 352 cidades. O segmento de alimenta√ß√£o é o mais procurado pelos consumidores, seguido de supermercado, restaurante, lanchonete e servi√ßos. As cinco cidades com o maior número de registros s√£o Salvador, que segue liderando com 888 empreendimentos, seguido de Lauro de Freitas (370), Vitória da Conquista (177), Feira de Santana (133) e Teixeira de Freitas (131).

A plataforma foi implantada por meio de parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE), de Ci√™ncia, Tecnologia e Inova√ß√£o (Secti) e o Instituto Federal do Cear√° (IFCE) – desenvolvedor do sistema.

Segundo o vice-governador Jo√£o Le√£o, titular da SDE, 90 novas cidades aderiram à plataforma de agosto até o início de setembro. "A expectativa da ferramenta é ter de 800 a 1 mil cadastros por m√™s. Esperamos alcan√ßar outros micro e pequenos empres√°rios e com isso ajud√°-los a alavancar os seus negócios neste momento em que a pandemia da Covid-19 exige que todos se reinventem", destaca.

A pesquisadora do IFCE, Carina Oliveira, afirma que est√£o previstas algumas propostas de novas funcionalidades na plataforma, a exemplo de um módulo, que servir√° para criar um ambiente seguro e amig√°vel para gest√£o das informa√ß√Ķes dos estabelecimentos e negócios cadastrados. Outra proposta é a expans√£o do formul√°rio de cadastros para atender novas categorias como turismo, profissionais de saúde que atendem em domicílio, cooperativas e associa√ß√Ķes.

"Essa marca de 6 mil cadastros é resultado de um trabalho muito bem articulado entre as secretarias do governo, tanto que j√° s√£o mais de 350 municípios beneficiados. Esses resultados positivos na Bahia motivam ainda mais nossa equipe no desenvolvimento de melhorias para o sistema", destaca a pesquisadora.

Para o superintendente de Inova√ß√£o da Secti, Agnaldo Freire, a simplicidade do aplicativo fez com que o cadastro fosse mais eficiente, dessa forma, as solu√ß√Ķes tecnológicas chegam aos que mais precisam e melhoram as condi√ß√Ķes do comercio e do servi√ßo do Estado.

LauroZap Fullbanner

Coment√°rios