Pesquisa Lauro Hoje

Vídeo mostra a vida e as lutas de Norberto Odebrecht

Por Jorge Matos em 05/08/2020 às 15:29:05
Reprodução / Folha/ Xando Pereira

Reprodução / Folha/ Xando Pereira

Como parte das homenagens ao centen√°rio de nascimento de Norberto Odebrecht, em outubro deste ano, a Funda√ß√£o Odebrecht lan√ßou no dia 30 de julho um vídeo especial sobre o empres√°rio. A produ√ß√£o retrata as diversas fases da vida de Norberto Odebrecht, a exemplo da sua rela√ß√£o com Santa Dulce dos Pobres e seus anos de dedica√ß√£o à educa√ß√£o de jovens no Baixo Sul da Bahia.

História

OEC

Fonte: OEC - oec-eng.com

Nascido no Recife no dia 9 de outubro de 1920, Norberto Odebrecht era filho de Emílio Odebrecht e Hertha. Cinco anos mais tarde a família mudou-se para Salvador, na Bahia, √°rea metropolitana promissora para o mercado da constru√ß√£o civil, pois demandava v√°rias obras de infraestrutura. Aos 15 anos passou a atuar na empresa da família, onde exerceu atividades de pedreiro, serralheiro e armador. Também foi chefe de almoxarifado e respons√°vel pela √°rea de transporte.

Após se formar na Escola Politécnica da Bahia, fundou em 1944 a Construtora Norberto Odebrecht (Cnosa), que deu origem ao que é hoje a Organiza√ß√£o Odebrecht, sediada na capital baiana. Ele era bisneto de Emil Odebrecht, um engenheiro e cartógrafo alem√£o que emigrou para o Brasil em 1856.

Após algumas décadas no mercado, a empresa tornou-se um conglomerado que atua em todos os continentes e chegou a empregar mais de 180 mil pessoas em 23 países.

Morte

Site especial marca início das homenagens ao centen√°rio de ...

Foto: fundacaoodebrecht.org.br/

Morreu, às 20 horas do dia 19 de julho de 2014, aos 93 anos, em decorr√™ncia de complica√ß√Ķes cardíacas. O imp√°vido brasileiro, descendente de alem√£es, resistiu bravamente, mas foi vencido pelo que ele tinha de melhor: o cora√ß√£o.

Assista ao vídeo clicando aqui.


LauroZap Fullbanner

Coment√°rios