Pesquisa Lauro Hoje

Apesar do apelo de Neto, 5 das 13 cidades da RMS j√° liberaram restaurantes

Na √ļltima quinta, o prefeito de Salvador tamb√©m informou que a taxa de ocupa√ß√£o dos leitos de UTI para pacientes com a Covid-19 caiu para 68% na capital.

Por Lauro Hoje | O Seu Portal de Notícias em 31/07/2020 às 16:30:46

No dia em que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), fez um apelo para que restaurantes continuem fechados em municípios da Região Metropolitana, (levantamento do site A TARDE) aponta que cinco das 13 cidades da RMS já autorizaram a reabertura de estabelecimentos desse tipo. A medida está prevista somente na fase 2 do plano de retomada anunciado no início de julho por Neto e pelo governador Rui Costa (PT).

Em entrevista, o chefe do Pal√°cio Thomé de Souza pediu a gestores dos munic√≠pios vizinhos que n√£o se antecipassem à capital na reabertura de restaurantes e bares, com o objetivo de n√£o pressionar a taxa de ocupa√ß√£o de leitos em Salvador com a eventual transfer√™ncia de pacientes com a Covid-19 para a cidade.

"N√£o é justo que os leitos de UTI estejam aqui em Salvador, que o atendimento seja feito pela capital, e que a Regi√£o Metropolitana comece a abrir. Apelo, somente posso apelar porque eles t√™m absoluta compet√™ncia, que eles cumpram o protocolo que foi estabelecido pelo governo do estado e prefeitura conjuntamente", declarou Neto.

Com seus protocolos próprios, Cama√ßari, Pojuca, S√£o Sebasti√£o do Passé e Itaparica j√° est√£o com restaurantes em funcionamento. Além disso, a prefeitura de Mata de S√£o Jo√£o j√° anunciou a reabertura de restaurantes e parques tem√°ticos a partir do s√°bado, 1¬ļ.

Por decis√£o conjunta dos gestores municipais, a primeira fase da reabertura do comércio na RMS foi iniciada na √ļltima segunda-feira, 27. Nas cidades com menos de 40 mil habitantes - S√£o Francisco do Conde, Madre de Deus e Pojuca - a retomada teve in√≠cio na sexta, 24.

A Secretaria de Sa√ļde do Estado (Sesab) informou que os soteropolitanos representam a "esmagadora maioria" dos pacientes internados na capital, independentemente dos leitos serem de gest√£o estadual ou municipal.

"A tese de que os munic√≠pios do interior poderiam elevar a taxa de ocupa√ß√£o dos leitos de UTI n√£o se concretizar√°, pois o Governo do Estado implantou leitos de modo regional a fim de justamente evitar transfer√™ncias. Cabe ressaltar que para além disso, h√° pactua√ß√Ķes do munic√≠pio de Salvador com outros entes, sobretudo, da RMS, inclusive, com transfer√™ncias de recursos do teto financeiro dos munic√≠pios do interior para a prefeitura de Salvador", afirmou a pasta, por meio de nota.

Taxa de ocupa√ß√£o - Nesta quinta, o prefeito de Salvador também informou que a taxa de ocupa√ß√£o dos leitos de UTI para pacientes com a Covid-19 caiu para 68% na capital. É a primeira vez que o √≠ndice fica abaixo dos 70% desde o dia 24 de maio, quando a taxa foi de 69%.

Para ter in√≠cio a segunda fase da retomada, a taxa precisa permanecer no patamar de até 70% por cinco dias. Além disso, é necess√°rio um intervalo de 14 dias da primeira fase, iniciada na √ļltima sexta em Salvador.

Na fase 2, poder√£o reabrir academias de gin√°sticas e similares, barbearias, sal√Ķes de beleza, centros culturais, museus, galerias de arte, lanchonetes, bares e restaurantes.

De acordo com a Sesab, a taxa de ocupação em Salvador tem caído em função da abertura de novos leitos e das baixas taxas de infecção na capital.

Transporte - Também nesta quinta, o governador declarou que aguardar√° pelo menos mais uma semana para verificar a possibilidade de flexibilizar o transporte metropolitano e intermunicipal, suspenso em quase todo o estado.

O chefe do Executivo estadual lembrou que o prazo é necess√°rio para verificar uma poss√≠vel mudan√ßa nas taxas de contamina√ß√£o após a reabertura do comércio em muitas cidades da Bahia. "Queremos ver o impacto disso na contamina√ß√£o para tomar a decis√£o sobre transportes. Vamos saber com alguma seguran√ßa na semana que vem. Se n√£o houver mudan√ßa de tend√™ncia da curva, vamos come√ßar a flexibilizar", disse.

LauroZap Fullbanner

Coment√°rios