Pesquisa Lauro Hoje

Lauro de Freitas equipa unidades com bolhas de contenção para tratamento da Covid-19

Cada unidade recebeu três bolhas que possuem tamanho suficiente para cobrir cabeça e parte do tórax do paciente, além de aberturas nas laterais permitindo a entrada do braço do médico durante o procedimento.

Por Marcus Souza em 31/07/2020 às 15:59:56

Quem vê de longe nem imagina que as bolhas confeccionadas em material acrílico transparente têm papel fundamental para a redução dos casos de intubação entre pacientes da Covid-19. Os equipamentos, que também reduzem os riscos de contaminação entre os profissionais que trabalham na linha de frente do combate a pandemia, foram instalados nesta quinta-feira (30) no Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga e na UPA da Itinga, em Lauro de Freitas.

Cada unidade recebeu três bolhas que possuem tamanho suficiente para cobrir cabeça e parte do tórax do paciente, além de aberturas nas laterais permitindo a entrada do braço do médico durante o procedimento. "Com esse material vamos diminuir a intubação precoce de pacientes, ampliando a possibilidade de tratamento com suportes ventilatórios não invasivos e diminuindo a possibilidade de infecções", disse a fisioterapeuta intensivista do PA Santo Amaro de Ipitanga, Monique Passos.

As bolhas restringem a circulação do ar evitando a contaminação do ambiente por gotículas de coronavírus e partículas resultantes de tosse ou secreções de pacientes com Covid-19. "É como um capacete que funciona como uma interface entre um paciente e um ventilador mecânico. Equipamento similar já foi utilizado em outros países no combate ao coronavírus", afirma a secretaria de Saúde, Maria Isabel Andrade.

Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga

Referência na RMS para diagnóstico de pacientes da Covid-19, o PA Santo Amaro de Ipitanga já atendeu mais de oito mil pessoas em cerca de três meses de funcionamento.
O PA oferece o suporte com teste, análise e diagnóstico da Covid-19. Somente neste período mais de 3.500 pessoas foram testadas para detectar a doença, e 280 exames de laboratório e 678 radiografias foram realizados

A unidade possui sala vermelha equipada com três leitos com ventilação mecânica e monitor milimétrico para aferição de pressão, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio, sala de Raio X, laboratório e eletrocardiograma.

Os profissionais da unidade, contam com um túnel de desinfecção que auxilia na redução da contaminação no momento da desparamentação dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). No interior do túnel são ativados dispositivos que pulverizam o desinfetante de alto nível com ação antimicrobiana, cujo princípio ativo é hipoclorito de sódio.


Fonte: ASCOM Lauro de Freitas

LauroZap Fullbanner

Comentários