Pesquisa Lauro Hoje

João & Maria

Em carta, 50 embaixadores pedem que Polônia respeite direitos LGBT.

Por Jorge Matos em 27/09/2020 às 20:37:02

Os direitos dos homossexuais se tornaram um ponto crítico na Polônia nos últimos anos. O partido Lei e Justiça, que governa o país, faz campanha contra o que chama de "ideologia LGBT", comparando a promoção dos direitos dos homossexuais a uma forma de comunismo.

"Expressamos nosso apoio aos esforços para aumentar a conscientização pública sobre as questões que afetam a comunidade lésbica, gay, bissexual, transgênero e intersexual (LGBTI) e outras comunidades na Polônia que enfrentam desafios semelhantes", disse a carta assinada pelos diplomatas.

Autoridades locais em várias regiões polonesas ligadas ao partido Lei e Justiça se declararam "zonas livres de LGBT" em um protesto contra o apoio aos direitos dos homossexuais do prefeito de Varsóvia, Rafal Trzaskowski - um dos principais membros do partido de oposição Plataforma Cívica.

Milhares de manifestantes foram às ruas da capital para protestar contra a detenção de ativistas dos direitos LGBT, informa a agência de notícias AFP.

Um deles foi detido por dois meses em prisão preventiva por supostamente vandalizar um caminhão que carregava slogans homofóbicos antes de ser liberado. Outros foram acusados ??de profanar monumentos e ferir sentimentos religiosos depois que estátuas proeminentes de Varsóvia, incluindo uma de Jesus Cristo, foram cobertas por bandeiras LGBT.

oOo

Sobre o "orgulho gay"

"Me enquadrar como "o gay" seria muito confortável para o sistema. Que gay o caralho. Eu sou um ser humano, uma pessoa. O que eu faço com a minha sexualidade não é a coisa mais importante na minha vida. Isso é um aspecto, de terceiro lugar. Ter caráter, ser uma pessoa honesta, de princípios, que trata bem as outras. Ser uma pessoa afetuosa, amorosa. Isso é mais importante do que com quem eu trepo. Sou benquisto e recebo isso nas ruas, das pessoas".(Ney Matogrosso)

"Acho deselegante esfregar minha vida pessoal na cara das pessoas, como se estivesse esfregando minhas peças de roupas íntimas. Orgulho de ser gay? Coisa mais estúpida, me orgulho de ser um homem e ter sido gerado por uma mulher que amo".(Clodovil Hernandes).

LauroZap Fullbanner
Isael Barros